O QUE PODEMOS APRENDER COM STEVE JOBS, UMA PESSOA QUE PENSA DIFERENTE.


Alerta de spoiler, se você não assistiu o filme Jobs e não leu a Biografia, melhor não continuar.

Hoje não vou escrever sobre tecnologia, nem os computadores da Apple e tão pouco seu sistema operacional magnífico.

Hoje vou escrever sobre o lado "humano" de Steve Jobs.

Ha pouco tempo de lançar um filme sobre o seu lado "obscuro", já podemos imaginar um pouco da historia escrita por uma pessoa que poderia muito bem ser coadjuvante do filme JOBS.

Uma pessoa que conviveu ou conheceu bem Steve Jobs vai entendê-lo, mas a maioria não.
Vou explicar porque:

Já pude ler a biografia (achei muito chata e extensa demais), prefiro mais outro livro: A Cabeça de Steve Jobs, mas é assunto para outro post, e acabei de assistir o filme JOBS novamente.

Vamos criar um rough do perfil dele... um cara que as pessoas não são capazes de compreender de cara. Claramente as pessoas querem entender ou rotular as pessoas rapidamente ou mediante a um sim ou não... um cara verdadeiro, que pensava a maior parte do dia em trabalho e deixou a familia de lado "afinal não se pode ter tudo não é mesmo"?
se ele escolhesse a profissão, seria criticado por isso... se ele escolhesse a familia, também seria criticado por isso... pode ter certeza!

As pessoas adoram falar mal das outras pessoas... julgar... apontar o dedo... enfim, tem muita gente sentindo prazer apenas por falar mal ou te ver mal

Ok concordo que o cara "explodia" as vezes... Walt Disney também na maioria do tempo era um cara amavel com as pessoas,  mas existem situações e situações, tem hora que é necessário como podemos ver no filme com alguns funcionários.

Mas você concorda que se o cara explode porque as pessoas o julgam?
Porque as pessoas que julgam vão dizer que ele está errado porque está puto?

Eu me identifico com algumas situações como esta... e onde se tem "respeito" não tem ninguem gritando com você certo?

Então quando alguém explodir com você, pare pra pensar em quem está errado... as vezes não é em quem está gritando, basta ser um pouquinho humilde e admitir.

Outra coisa que analisei e já vi muito acontecer é uma pessoa perguntar uma coisa e ouvir algo de alguém que pensa diferente... aí você "julga" essa pessoa só porque ela tem uma opinião diferente do que "você queria ouvir"?

Não faz sentido.

Existem amigos meus que eu "nunca" discuti com eles, porque existe uma coisa... se chama "respeito". 

Cada um pode ter a sua opinião e daí?

Podemos observar muito isso no filme... o cara tinha opinião própria e não ia na "onda" como os outros... aí 20 anos depois, eu pergunto: Quem estava certo?

Ele passou por diversas situações terriveis, mas você já se colocou na posição dele quando o demitiram da própria empresa?

Um cara que sempre acreditou naquelas pessoas, já imaginou o que passou pela cabeça de Steve Jobs quando ele voltou pra casa dos pais naquela noite e chorou?

Ele estava no caminho certo... mas o comitê formado por pessoas "limitadas" mal podiam perceber que elas estavam erradas? e o demitiram!

Pessoas que estudam muito talvez não "entendam tão bem de pessoas", e se ele não entendesse tão bem de pessoas iria continuar vendendo placas de computador e não daria importância a embalagem, tipografia, design de produto entre outras coisas.

Eu gosto muito de filme de tecnologia, mas quando tem uma historia com uma grande lição de vida mas sutil onde não são todos que entendem uma pessoa como o Steve Jobs, gosto mais ainda.

Me identifico com ele nesse ponto e cansei de ver ou ouvir das pessoas uma frase:

"Você estava certo"

Mas não gosto de ouvir isso... preferia ter tido apenas a opinião respeitada quando você ouviu o que não queria de uma pessoa que pensa diferente.




Comments

Popular posts from this blog

BIER OU BEER?

BUZZ LIGHTYEAR EM LEGO NA HAMLEYS UMA LOJA DE 250 ANOS DE IDADE